PRODUÇÃO

PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO NA MINHA PROPRIEDADE - PIMP

O Programa de Irrigação na Minha Propriedade – PIMP, instituído pela Lei estadual nº 16.035, de 20 de junho de 2016, é um projeto que visa atender a demanda alimentar em quantidade e qualidade, proporcionando aos agricultores a estabilidade da produção e o incremento da renda, vindo por sua vez a mitigar as desigualdades sociais ainda existentes na Zona Rural.

O programa tem por objetivo atender a produtores da agricultura familiar por meio da facilitação do acesso a eficientes sistemas de irrigação. Contribuir para a segurança alimentar e nutricional da população beneficiada, através da produção de alimentos para o autoconsumo e de excedente comercializável. Gerar ocupação, renda e melhoria das condições de alimentação aos produtores envolvidos.

Vale ressaltar que a prática da tecnologia de irrigação, de forma localizada, tem o seguinte objetivo: aumentar a produção e a produtividade; reduzir perdas na produção; minimizar os riscos climáticos e meteorológicos (seca e estiagem) e auxiliar na aplicação de insumos.
Nizomar Falcão
Engenheiro Agrônomo - Ematerce

Onde acontece?

45 municípios do estado do Ceará

Beneficiários

Agricultores e produtores da agricultura familiar.

Como acontece

Implantação de projetos produtivos com kits de irrigação para produção de forragem, frutas, hortaliças, tubérculos e grãos.

São pré-requisitos, para os agricultores familiares fazerem parte do programa

  •  Ser agricultor familiar e possuir CAF (Cadastro da Agricultura Familiar)
  • Ser proprietário ou possuir documento contratual de terra (mínimo de um hectare) por mais de 10 anos
  • Ter fonte de água segura (8,5 m³/hora) durante todo o ano; ainda não possuir sistema de irrigação fixo e não ter pendências fiscais, bancárias ou jurídicas.

IMPACTOS

1.666

Produtores rurais que manifestaram interesse

1.113

Projetos de irrigação

602

Sistemas instalados

R$ 8.479.827,21

Valor do investimento

SAIBA MAIS

Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Rolar para cima