PRODUÇÃO

HORA DE PLANTAR

O Projeto Hora de Plantar foi criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético aos agricultores(as) de base familiar do Estado. O projeto foi transformado em política pública de Estado em 2021. Em 2022 foram contratadas empresas para os editais de Sementes, Manivas, Palma e Mudas.

Os objetivos do Hora de Plantar é fomentar a implantação de sistemas de produção integrada e diversificada para acesso a produção de alimentos a famílias de baixa renda residentes na zona rural cearense. Ao todo, são contemplados 182 municípios cearenses. Ficam de fora apenas Fortaleza e Eusébio, porque são municípios sem zona rural.

Para participar do programa, o interessado deve procurar os escritórios da Emater em cada Municipio levando cópias da identidade, do CPF e comprovante de endereço, além da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP/CAF).

164 mil agricultores beneficiados e 24,9 milhões investidos  na Safra 2022/2023

Essas sementes são muito bem-vindas, porque nem todos os agricultores têm condição de comprar. A gente sabe que as águas aumentam a partir de abril, então, já estamos prontos para plantar. Inclusive, a forma da entrega das sementes está mais ágil agora, sem filas, o que é bom para nós.
Eugênia Maria
Agricultura

IMPACTOS 2022/23

Atendimentos: 180.138

Agricultores atendidos: 164.509

Investimentos: R$ 24.967.264,80

A agricultura também é uma expressão da nossa resistência. Na Serra do Evaristo, a 30km da sede de Baturité, desenvolvemos trabalhos com os agricultores da comunidade, desde o plantio até a venda. As sementes recebidas são importantes para a independência dessas comunidades, fortalecendo a cultura local.
Evandro Ferreira
Professor membro da Associação da Comunidade Kolping Quilombola da Serra do Evaristo

SAIBA MAIS

Executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Rolar para cima