ÁGUA
Programa Cisternas
De caráter nacional, o Programa Cisternas tem como objetivo ampliar as condições de captação, armazenamento e utilização da água para o consumo humano, produção de alimentos e sede animal, por meio do apoio à implementação de cisternas e outras tecnologias sociais de baixo custo e de comprovada eficiência técnica. Para a instalação dessas tecnologias, além do processo construtivo, é necessário o envolvimento, ampla mobilização social e capacitações técnicas dos beneficiários.
O principal objetivo dessa tecnologia social é o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente a consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural.
O Projeto Cisternas atende a famílias em quase todo território cearense com a construção de cinco tecnologias sociais: cisterna de placa, escolar, enxurrada, barragem subterrânea e reuso de água cinza.

Programa Água Para Todos: universalização do acesso à água
VOCÊ SABE O QUE É UMA CISTERNA?
A cisterna de placas é um tipo de reservatório de água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, por meio da utilização de calhas de zinco ou PVC. É uma tecnologia social com capacidade de 16 mil (para consumo humano) ou 52 mil litros (produção de alimentos).

NÚMEROS
De 2004 a 2023, já foram construídas 177 mil cisternas, beneficiando diretamente 763.583 pessoas. Também foram feitas 375 cisternas escolares, com investimento total de R$ 542.085.192,43.
BENEFÍCIOS
• Captar e guardar água da chuva para beber e cozinhar
• Otimizar o tempo de mulheres e crianças, os responsáveis por buscar água, para outros afazeres.
• Armazenar água da chuva para o sistema de produção.

SAIBA MAIS
QUEM EXECUTA
O Projeto Cisternas é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), através de sua a Coordenadoria de Abastecimento de Água e Esgotamento.
NOTÍCIAS RELACIONADAS: