PRODUÇÃO

BOVINOCULTURA E OVINOCAPRINOCULTURA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) promove práticas, técnicas e mecanização na pecuária leiteira no estado. Na bovinocultura, as ações de apoio à pecuária leiteira se dão através da estruturação e organização dos produtores no estado do Ceará, por meio de um sistema de produção eficiente e rentável.

Já em relação à ovinocaprinocultura, governo incentiva a produção e consumo de carne e leite de ovinos e caprinos por meio de um sistema de produção eficiente e rentável para tornar a atividade competitiva no mercado.

METODOLOGIA

Implantação

Tanques, motoensiladeiras e kits inseminação artificial (botijão criogênico, sêmen selecionado, aplicador universal, termômetros, palhetas e avental) em comunidades pré-selecionadas e vocacionadas para a pecuária leiteira

Incentivo

Incentivo ao armazenamento de volumoso para o fornecimento no período de escassez garantindo a estabilidade na produção de leite, com a utilização da ensiladeira.

Monitoramento

Monitoramento e acompanhamento da evolução da produção de leite na qualidade e quantidade do leite bovino e caprino armazenados nos tanques de resfriamento.

Treinamento

Treinamento para recebimento do leite e inserção de produtores no mercado formal, melhorando a qualidade e valor do produto.

SÃO BENEFICIADOS Produtores de leite da agricultura familiar, organizados em associações e/ou cooperativas

COMO SE DÁ O APOIO À BOVINOCULTURA E OVINOCAPRINOCULTURA

O apoio da SDA às atividades se dá em duas linhas. A primeira é através da estruturação e organização dos produtores por meio de entrega de tanques de resfriamento, motoensiladeiras e kits de inseminação artificial.

Além disso, o trabalho contribui para a melhoria dos padrões de qualidade do leite de cabra, organiza os ovinocaprinocultores em associações ou cooperativa, acompanha os ovinocaprinocultores no controle preventivo de doenças, assim como fortalece e profissionaliza a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de corte.

5.355 PRODUTORES FAMILIARES BENEFICIADOS COM TANQUES DE LEITE

IMPACTOS

A secretaria conta atualmente com 357 tanques de resfriamento de leite com termo de permissão de uso cedidos às unidades produtoras (associações ou cooperativas), composta por pequenos produtores da agricultura familiar distribuídos em todas as regiões do estado com potencial produtivo de leite, beneficiando de forma direta aproximadamente 5.355 produtores familiares.

357 TANQUES DE RESFRIAMENTO DE LEITE ENTREGUES

1
motoensiladeiras / KITS DE INSEMINAÇÃO
1 MIL
KITS DE HIGIENIZAÇÃO DA ORDENHA

COMO POSSO PARTICIPAR?

  • Produção mínima viável por dia de leite para captação;
  • Organização dos produtores (associativismo e/ou cooperativismo);
  • Potência da rede elétrica de preferência trifásica;
  • Rota de laticínio pré-existente;
  • Condição anual de acesso aos tanques comunitários;
  • Disponibilidade de água potável nos tanques;
  • Celebração do termo de permissão de uso;
  • Contrapartida com a construção de um abrigo exclusivo para unidade de resfriamento;
  • Adesão a Ater, produção de forragem, melhoria da qualidade do leite e implantação de inovações tecnológicas.

SAIBA MAIS

As ações são executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (CODEP)

Rolar para cima