ÁGUA
Sistemas de abastecimento de água e saneamento rural
Umas das estratégias importantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Projeto São José (PSJ) vem promovendo ações por todo o estado do Ceará a fim de somar esforços para universalizar o acesso à água. São investimentos em sistemas de abastecimento de água para consumo humano em comunidades rurais priorizadas que estejam sujeitas aos maiores riscos climáticos, com foco na sustentabilidade e na resiliência.

Sistemas de abastecimento: acesso à água de qualidade e promoção de direitos
COMO SÃO FEITOS
Os serviços de água incluem investimentos em infraestrutura com fornecimento de água para consumo humano, saneamento rural, reutilização de água cinza para apoiar a produção agrícola e proteção ou recuperação de fontes de água.
Está prevista a implantação de 50 Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), garantindo o direito à água de qualidade às famílias rurais. Há ainda a instalação de 1.500 módulos sanitários, promovendo o saneamento básico rural.

O Projeto São José prevê contemplar comunidades de 32 municípios cearenses com Sistemas de Abastecimento de Água.

OBJETIVOS
As atividades financiadas têm o potencial para universalização do acesso à água de qualidade. Espera-se contribuir também para diminuir as diferenças de gênero, ao reduzir o tempo dedicado pelas mulheres à obtenção de água. E ainda, minimizar a probabilidade de doenças transmitidas e/ou veiculadas pela água, por meio de um melhor e/ou novo acesso à água e soluções de esgotamento sanitário. E também, ampliar o protagonismo dos jovens, por meio da formação de agentes multiplicadores de formação da própria comunidade.
A QUEM BENEFICIA
São serviços de abastecimento de água, investindo na prestação de serviços sustentáveis e resilientes em comunidades rurais, priorizando mulheres, populações indígenas, comunidades tradicionais e participação de jovens. Dessa forma, o projeto contribui para aumentar a segurança alimentar e implementar iniciativas de geração de renda.

IMPACTOS
Atualmente, já foram implantados 16 (dezesseis) Sistemas de Abastecimento de Água, beneficiando mais de 16.000 pessoas diretamente. E cinco sistemas estão em fase de implantação, que beneficiarão quase 6.000 pessoas. Teve ainda a aplicação dos mais de 9.700 questionários de caracterização familiar dos beneficiários de SSAs.
SAIBA MAIS
QUEM EXECUTA
As ações dos Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento Rural do Projeto São José são executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Acordo de Empréstimo do Governo do Estado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial). A ação acontece em parceria com a CAGECE, SOHIDRA, SISAR e Secretaria das Cidades.
NOTÍCIAS RELACIONADAS: