COMBATE À POBREZA

Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo do Leite (PAA Leite)

O Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo do Leite (PAA Leite) é um programa nacional que visa fortalecer o setor produtivo local e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite dos agricultores familiares a preços justos e integrar o leite aos demais circuitos de abastecimento do PAA.

Tem como objetivo principal atuar na complementação, para o abastecimento alimentar de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional por meio da distribuição gratuita de leite.

O PAA Leite tem como meta atuar em 152 municípios cearenses, distribuindo diariamente: 64.000 litros (leite bovino) e 2.000 litros (leite caprino).

BENEFICIÁRIOS

São beneficiadas diretamente pessoas inscritas no CadÚnico, mulheres (30%), produtores orgânicos ou agroecológicos, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. Está previsto atender cerca de 1.400 produtores da agricultura familiar, 1.637 entidades, 8.185 famílias, totalizando cerca de 300.000 pessoas beneficiadas.

QUEM PODE FORNECER

  • Agricultor familiar: produtor de leite bovino ou caprino, organizado em associação ou cooperativa e com acesso a tanque de resfriamento para comercialização nas empresas de lacticínios ou cooperativas credenciadas no programa.

 

  • Organizações/cooperativas: Cooperativas e outras organizações formalmente constituídas como pessoas jurídicas de direito privado, detentoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP Especial Pessoa Jurídica.

QUEM EXECUTA

O Programa é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), um Convênio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Governo do Estado, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Instituto Agropolos do Ceará, Ematerce, Prefeituras Municipais, Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Associações e Cooperativas.

Por meio da atuação 1.687 entidades socioassistenciais ativas e 8.730 famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, foram atendidas cerca de 248.207 pessoas.

IMPACTOS

Até dezembro de 2022, foi adquirido um volume de aproximadamente 3.000.000 de litros de leite bovino e 71.310 litros de leite caprino, por meio de 1.435 produtores do estado, proporcionando o atendimento a 150 municípios que aderiram ao Programa.

+ 3 MILHÕES DE LITROS DE LEITE ADQUIRIDOS E ENTREGUES

1.687 ENTIDADES

+ 248 MIL BENEFICIADOS

SAIBA MAIS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ INFORMAÇÕES:https://www.sda.ce.gov.br/paa-leite/

Rolar para cima